O livro Sangue e Gelo foi uma grande surpresa, como tenho o hábito de evitar ler os resumos impressos nos livros, eu não tive acesso ao infeliz spoiler da contracapa. Durante a leitura, quando percebi o ruma que a história tomaria, o livro mudou de cor para mim. Ficou cinza. A história tomou um fôlego sombrio e rumou para o sobrenatural de forma inesperada. E o que era interessante se transformou em algo fascinante.
Uma história cheia de mistérios, suspense, amor e redenção, onde o desejo de viver desponta à cada página. Ambientado principalmente na gélida Antártica, o Polo foi descrito com riqueza de detalhes. Apesar de monocromático, a paisagem, o clima e os habitantes naturais desse inóspito continente não poderia parecer mais cheio de vida.
~~~*~~~
1854:
Teria sido uma noite normal para Sinclair Copley, tenente do 17º Regimento de Lanceiros, se não tivesse acabado de maneira imprevisível. A noite começou com as rodadas de carteado regado a bebida e acabaria na casa de madame Eugenie e suas "meninas". Mas, enquanto Sinclair e seus amigos cambaleavam em direção à taberna, ele avistou uma bela jovem fechando a janela no hospital para senhoras enfermas de Florence Nightingale. Aquele rosto não saiu mais de sua cabeça.
Talvez o destino, ou simplesmente a imprudência de Sinclair, o aproximaria daquela enfermeira, Eleanor Ames. Naquela mesma noite um ferimento seria o pretexto que acabaria entrelaçando a vida do tenente Copley e de Eleanor.
A guerra da Crimeia havia começado e Sinclair estava pronto para lutar. Mas Eleanor também presenciaria os horrores do campo de batalha, fora recrutada para ajudar os soldados moribundos. Mas aquela terra não era só desolada e banhada por sangue...ela era amaldiçoada. Dor, sangue e morte eram parte da vida do casal, estavam irremediavelmente unidos pelos laços do amor e do inferno.
Dias atuais:
Ele havia se isolado do mundo, mas já estava na hora de reagir. Apesar de ainda sentir-se culpado, Michael Wilde não poderia recusar a oferta de trabalho que acabara de receber. Não era sempre que surgia a oportunidade de passar um mês na Antártica. Seu destino: Point Adélie, uma estação de pesquisa americana localizada no fim do mundo. O lugar era um deserto de gelo, mas logo Michael se acostumou com o sol que nunca se punha e o frio esmagador.
Ele havia se preparado para as dificuldades e os imprevistos que poderiam acontecer no Polo, mas jamais imaginou encontrar despojos. Durante um mergulho para fotografar a vida marinha local, Michael teve uma visão maravilhosa e perturbadora. Depositado no fundo do oceano havia um antigo baú, mas não foi só isso que ele encontrou. A geleira à sua frente exibia um rosto...uma mulher presa ao bloco de gelo.
Uma equipe retirou o bloco do fundo do oceano, e para a surpresa de todos não havia um, mas dois corpos sepultados sob o gelo. A mulher de rosto angelical e profundos olhos verde e um homem que estava unido a ela por correntes. As perguntas martelavam na cabeça de Michael. Quem são essas pessoas? Como foram parar no fundo do mar? Porque foram acorrentadas?
O degelo dos corpos trará mais dor e sangue do que respostas.
~~~*~~~
A história se divide em dois períodos distintos, com sua convergência no ápice da trama. Nos dias atuais acompanhamos Michael, um fotojornalista que, na tentativa de superar uma tragédia pessoal, aceita a difícil tarefa de escrever uma reportagem sobre a estação de pesquisa americana Point Adélie na Antártica.
A outra história se passa na Europa do século XIX e conta a trajetória de Eleanor, mulher que exala força e determinação e Sinclair que leva uma vida inconsequente e irresponsável, além de ter um caráter egoísta .
A história de Eleanor foi mágica para mim. Uma jovem enfermeira integrante da primeira equipe formada por Florence Nightingale. Quem é da área da saúde deve imaginar porque gostei tanto dessa parte da trama. Pioneira no tratamento de feridos de guerra, Florence enfrentou o preconceito da sociedade, achavam que as enfermeiras eram oportunistas, que queriam seduzir os jovens soldados para se casarem; enfrentou também a resistência dos médicos contra as idéias revolucionárias da enfermeira, higiene, boa alimentação, e conforto do paciente era encarado como um desperdício de recursos. Florence tem uma participação tímida, mas o pouco que aparece é de encher os olhos.
O início de Sangue e Gelo é um pouco mais lento, mas não demora para o livro deslanchar e o leitor ser envolvido pela história. Depois da descoberta dos corpos presos na geleira, o mistério, o suspense e o clima de tensão me deixaram uma pilha de nervos. Robert Masello literalmente tortura o leitor, ele intercala a narrativa entre os personagens e muda o foco da história para os acontecimentos paralelos justamente quando algo está prestes a acontecer. Aff! Deu vontade de arrancar os cabelos.
Fiquei impaciente, queria a todo custo que o autor não falasse de mais nada, a não ser de Eleanor e Sinclair. Mas não teve jeito, tive que esperar e aguentar o suspense.
Mas...o final não me agradou, fiquei com a sensação de que faltou muita coisa...achei meio vago.
Gostei de Sangue e Gelo, principalmente porque o autor conseguiu escrever um romance sobrenatural diferente. A premissa não é nova, mas a forma como foi conduzida deixou o livro com um ar inovador. Se o leitor evitar resenhas com spoiler e não ler a contracapa do livro, se surpreenderá tanto quanto eu.
Hérida, estou esperando o meu chegar.
ResponderExcluirNão é para ler a contra capa então ?! Puxa tenho mania de ler tudo antes de começar ...
Depois que eu ler eu volto para dar minha opinião pessoal.
Beijos
Luka.
Ai querida, que bom que você não leu a contracapa!
ResponderExcluirO livro é ótimo, eu adorei, mas teria adorado ainda mais se não tivesse lido sobre o que se tratava ***RAIVA***
Bjs - ótima resenha!
Eu ´q que estou aqui querendo arrancar os cabelos agora!!! hehehe
ResponderExcluirAdoro quando as histórias são dessas que vão e voltam no tempo... Piro! rs
Bjos
To com esse livro aqui, minha próxima leitura, e ainda bem que não li a contra capa, uffa, é a primeira vez que vejo um livro soltar spoiler dele mesmo, kkkk
ResponderExcluirAgradeço a dica, vou ficar no suspense...
Amei sua resenha, "Leninha correndo para terminar Fallen e começar a ler Sangue e Gelo"
Ansiosa!
beijinhos!
Hahaha agora estou pedida... Bem é pq eu meio q acabei de ler uma outra resenha deste livro e a opinião da autora foi bem diferente da sua... Acho q vou ter q ler pra ver...
ResponderExcluirEi Hérida,
ResponderExcluirNossa postei o mesmo hoje e to com vergonha da minha resenha perto da sua hauhahau, ficou perfeita ^^
Mas acho que só eu não gostei tanto do livro assim, um monte de coisas não me convenceu, achei que os sentimentos do Michael foram sem pé e nem cabeça, adorei a história do passado mas depois que o gelo derrete aff rs.
beijooo
quero muitoooo ler!
ResponderExcluirOu Hérida!
ResponderExcluirAh...fiquei curiosa. Eu quero ler!
BJs
Esse livro parece ser muito bom, todos estão falando dele!
ResponderExcluirBeijos!
Ai quero ler esse livro AGORA!!!uahuahau
ResponderExcluirOi amiga!!
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro, mas confesso que será um exercicio e tanto não ler a contracapa....vou tentar me segurar ao máximo.
beijos
Tinha visto esse livro e fiquei curiosa, agora vc me deixou com vontade de ler rapidinho!!!
ResponderExcluirxero.
Estava curiosa pra saber a opinião de alguém a respeito deste livro. Adorei sua resenha, parabéns pela sinceridade.
ResponderExcluirBjs.
Oi, Héridaa^^
ResponderExcluirEu tém li e gostei muito, sua resenha esta perfeittaaaaaaaaa...
Confesso q tbém esperava outra coisa do livro, e como não li a contracapa, foi uma grata surpresa.
É volume único, mas o fimnão dá abertura para sequencias, e assim o autor desejar??
Vamos aguardar ^^
Bjus eno ♥
Hérida estou em dúvida sobre esse livro, huahaua.
ResponderExcluirUns me dizem que é bom, outras não gostaram.
Aff, será que vou gostar? Espero que sim, kkk.
Adorei a resenha e que bom que você gostou desse livro. A capa dele achei bem assustadora. ^^
beijos.
Quero ler muito este livro... estou até participando de uma promoção...hehehe
ResponderExcluirMuito legal o seu blog e já estou te seguindo.
Quando tiver um tempo, venha conhecer um pouco do meu trabalho!
Veja as promoções da Era Eclipse:
Promoção Digital 1 - Marcador de Livro, Banner + Brinde(um livro surpresa)
Promoção Digital 2
Confira duas entrevistas:
Jardim de Escuridão - Livro de Bianca Carvalho
Paramita - CD de Luiz Vicunha
BLOG // MYSPACE // TWITTER // ORKUT
Ahuahauhua a sua opinião é bem diferente da Nanda do VL... Mas adorei a resenha.... Fiquei curiosa até, parece ser uma história diferente.
ResponderExcluirO que me fez reparar nesse livro [além da capa, que eu não sei se tenho medo ou agonia hahaha] foi o booktrailer... fiquei intrigada com a história! Não sei se irei gostar, não gosto de livros lentos e não posso arrancar meus cabelos... eles já andam fracos pela minha má alimentação hahahaha Mas gosto de ser surpreendida... quem sabe =]
ResponderExcluirSou fã do sobrenatural e quero ganhar o livro Sangue e Gelo!
ResponderExcluirEu julgo o livro pela capa e sinceramente eu não compraria "Sangue e Gelo". Odiei essa capa...
ResponderExcluirMas quem sabe eu me engane
Bjos
Putz. Para tudo. Esse livro está na minha frente, sorrindo para mim. Mas, estou com outros na frente. Que droga! Mas não passo desse mês. É sério.
ResponderExcluirBjjs.
Eu estou sempre fugindo de spoilers, fiquei interessada no livro, mas estou não dúvida se vai me agradar.
ResponderExcluir:)
Então, estou com receio desse livro por causa da capa. A menina me lembra a Bella. Cruzes. kkkk
ResponderExcluirLi o começo e o final da sua resenha justamente por ter medo de spoilers. rsrs
Vamos ver se criarei coragem.
Beijo