— Sou eu que faço a mediação entre os elementos, trazendo conformidade a cada um deles – murmurei com lábios machucados.
– Eu torno o que úmido é em seco outra vez, e o que seco é em úmido. Eu torno o que duro é em suave outra vez, e o que suave é em duro. Como eu sou o fim, o meu amado é o começo. Eu contenho toda a obra da criação, e todo o conhecimento se oculta em mim…
— Quem ousa me separar do meu amor? Ninguém, pois o nosso amor é tão forte quanto a morte.
Pag. 420
A narrativa fantástica e sobrenatural exerce um enorme apelo sobre mim. Sou apaixonada por histórias míticas, que desafiam meu lado racional e me afastam do excesso de realidade que me cerca. Fui transportada para um mundo repleto de seres sobrenaturais, mistérios e perigos. Conheça “A Descoberta das Bruxas”, primeiro volume da série All Sous escrita pela autora Deborah Harkness.
~~~*~~~
Diana Bishop é uma estudiosa da história da ciência. Concentrava suas pesquisas no período em que ciência suplantou a magia, quando o sobrenatural deu lugar à ordem racional. Para ela, era importante se manter dentro dos limites da normalidade. Diana era uma bruxa, porém estava decidida a manter qualquer vestígio de magia e feitiçaria longe de sua vida. Mas não há como fugir por muito tempo do que faz parte de sua natureza…
Durante uma pesquisa na Biblioteca Bodleiana em Oxford, Diana solicitou um antigo manuscrito alquímico - o Ashimole 782. Ao tocar o manuscrito, ela sentiu a magia fluir…aquele documento estava enfeitiçado. O porquê? Diana não estava disposta a descobrir os motivos, mas decidiu dar uma olhada em seu conteúdo por simples curiosidade acadêmica. O Ashmole 782 revelou ser um palimpsesto – um manuscrito dentro de um manuscrito – onde a escrita havia sido ocultada por algum feitiço. Diana não queria proximidade com a magia e decidiu devolver o manuscrito às prateleiras da biblioteca até que soubesse o que fazer.
Porém, era tarde demais…ao abrir o Ashmole 782 Diana atraiu a atenção de criaturas sobrenaturais. Não demorou para bruxas, demônios e vampiros invadirem sua vida. Eles estavam dispostos a tudo para descobrir os segredos ocultos no manuscrito. Uma dessas criaturas era Matthew Clairmont, um vampiro que vagava sobre a Terra há aproximadamente 1500 anos.
Matthew era um geneticista e acreditava que o manuscrito revelaria o verdadeiro conhecimento sobre a origem de todas as espécies. Mas ao se aproximar de Diana, seu interesse pelo Ashimole 782 foi ofuscado por uma necessidade primitiva de protegê-la. Ela estava sendo vigiada, ameaçada e caçada por uma horda de criaturas.
Diana sabia que não devia, mas se vê cada vez mais envolvida por aquele vampiro sedutor. Ela percebe que ele é temido, e todos insistem em alertá-la que uma bruxa jamais deve confiar e se relacionar com um vampiro. Porém, como uma mulher moderna, ela não aceita antigas convenções e decide se unir a Matthew para desvendar esse mistério.
Aos poucos a aliança entre Diana e Matthew se estreita, tornando-se mais profunda e intensa. Eles se descobrem apaixonados, mas esse amor infringe todas as regras e ameaça quebrar um pacto milenar. A paz entre as criaturas está ameaçada e uma guerra parece inevitável. Diana decide lutar contra os tabus e preconceitos que lhe foram impostos. Ela está disposta a se sacrificar para defender e viver esse grande amor, mas para isso, ela deverá assumir seu legado e aprender a dominar a magia que reside oculta dentro de si.
~~~*~~~
Sob um olhar minucioso podemos perceber que “A Descoberta das Bruxas” não tem um enredo original e até apresenta alguns elementos clichês e cheios de afetação. Aqui, também encontramos um amor proibido, a constante luta contra instintos naturais, conspirações, disputas por conhecimento…poder e uma abundância de cenas cheias de fogos de artifício. Nada disso é novidade, mas deixe-se levar…simplesmente acredite!
São os pequenos detalhes que fizeram a diferença e me deixaram colada em suas páginas. A autora me levou por um mundo cheio de prazeres e mistérios. É possível imaginar o sabor dos vinhos de Matthew, sentir o perfume das misturas perfeitas de chás de Diana, testemunhar o que aconteceu com a ordem dos templários, conhecer um pouco de alquimia e comparar a biologia moderna com os conceitos de evolução de Darwin.
Diana é uma personagem cheia de contrastes e inconsistências. Ela é muito ativa…cheia de energia, mas com muitos conflitos e barreiras para serem superadas. Confesso que em alguns momentos fiquei irritada com ela, com vontade de gritar “vamos Diana…larga essa xícara de chá e vai à luta. Não deixa o Matthew escapar!”
Agora, Matthew é maravilhoso. O peso de seu conhecimento e bagagem de vida são refletidos em sua personalidade imperiosa; ele é taciturno, enigmático e austero. Sempre imaginei que os vampiros deveriam ser assim...
Sofri como uma condenada de frustração e paixão recolhida, entrei em um estado de mau humor crônico por não ter meus desejos atendidos. O desfecho também é cruel, o livro termina justamente quando a história começa a tomar um rumo fantástico. Não estou me aguentando de ansiedade, só espero que não demore muito para o lançamento do próximo livro.
Se você também é fã de romance sobrenatural e fantasia…Leia “A Descoberta das Bruxas”. O livro é imperdível!
Harkness, Debora. A Descoberta das Bruxas. Rocco, 2011. 649 p. (série All Sous, Vol. 1)
Harkness, Debora. A Descoberta das Bruxas. Rocco, 2011. 649 p. (série All Sous, Vol. 1)
Ei Hérida,
ResponderExcluirA resenha ficou ótima, eu amei este livro e tbm estou louca pela continuação.
Vi gente falando que achou cansativo, que tem muito detalhe desnecessário, mas eu não achei, embarquei nos ensinamentos biológicos e nas aulas de história. =]
bjo
Nanda
Resenha fantástica.
ResponderExcluirAdoro livro que envolve magia,mesmo tendo seus clichês e tal,nunca me canso...
QUe resenha otima, conheci o livro hj no skoob e ja encontro uma resenha dele por aqui, nossa que rapida vc! Fiquei super curiosa a respeito desse livro!
ResponderExcluirOi Hérida
ResponderExcluirEstou louca por esse livro. Adoro histórias de bruxas...
Bjs
Hérida, que resenha maravilhosa! Eu quero muito ler este livro, só que a minha lista está enorme, e não quais comprar primeiro! rsrss Quem sabe será este um deles :)
ResponderExcluirBjs
@PatriciaADavis
to doido para ler esse livro, ouvi boas criticas dele....
ResponderExcluirOi Herida!!!
ResponderExcluirEu já estava apaixonada por essa capa, e agora lendo sua resenha fiquei encantada pelo livro.
Claro que vampiros, bruxas e afins estão em quase todos os livros do momento, porém ainda assim não resisto.
E pelo que você disse esse vampiro é um daqueles que conquistam nosso coração de imediato.
Bjs
Nossa! Adorei a resenha. Não conhecia o livro nem do que poderia se tratar, mas adorei o enredo e me encantei. Com certeza lerei assim que possível.
ResponderExcluirE posso dizer uma coisa: Nada como uma narrativa fantástica e sobrenatural!
Beijos
Conjunto da Obra
Também adorrrro narrativas fantásticas. O mundo real em que vivemos 24 horas por dia é meio que suficiente, é bom poder viajar pra outros mundo, outras eras.
ResponderExcluirComo você disse a história não é uma grande inovação em seu enredo, mas acredito que a forma como é contada, os detalhes podem fazer dela uma leiturta maravilhosa, até porque se gostamos de outro livro com esse enredo podemos gosntar desse também, desde que seja bem feito, o que parece ser o caso.
Além disso essa ideia de falar da evolução de Darwin de envolver a ciência, acho que pode dá muito certo.
Vou torcer pra o próximo livro sair logo pra matar sua ansiedade. ^^
A primeira vez que vi este livro achei que era do tipo 'Almanaque' (tipo Almanaque do Bruxo, Guia Harry Potter, sabe?) mas qdo fiquei sabendo que era romance fiquei até surpresa (na boa, a capa é legal mas acho que ñ combina muito com romance).
ResponderExcluirAnyways, a estória parece ser bem legal e a sua resenha me animou bastante! Já fiquei interessada!:)
Bjos!
Thaís
@sweet_lemmon
http://umaconversasobrelivros.blogspot.com/
ADOREI!!!
ResponderExcluirTbm sou apaixonada por fantasia. Não conhecia o livro, mas entrou p/ lista de leituras urgentes! rsrs
Bjs
Oie...ameiii a história, amo fantasia e essa parece ser muitooo boa! Adorei o post!!
ResponderExcluirOi Hérida!!
ResponderExcluirEu gosto bastante de romance sobrenatural, quero ler esse livro! Mas não sabia que vai continuar em outro livro...
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Conheci esse livro em uma indicação pelo jornal, logo de cara fiquei curiosa pois adoro o assunto sobrenatural e amo o tema bruxaria. Resuma da historia, fui logo incluindo esse livro de primeira na minha lista; de principio nem sabia que teria sequencia; mas depois dessa resenha espero poder te-lo o mais rapido possivel ;)
ResponderExcluirOi Hérida,
ResponderExcluirÓtima resenha, queria ler o livro assim que possível.
Beijokas ;)
Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei tua resenha. Tô louca por esse livro mas ele ainda está muito caro :( Só que tua resenha aguçou ainda mais a vontade de ter esse livro. Eu achei que era só sobre bruxas, mas agora que vc revelou que tem vampiros, ai ai ai... surtei!! PRECISO desse livro. Torcendo pra que baixe logo o preço...rsrs
ResponderExcluirbjos
Cheguei a ver esse livro, mas a capa me passou uma impressão de livro exotérico, para que estuda bruxaria!! rs...
ResponderExcluirNão tinha idéia que era um romance!
Agora fiquei curiosa!
beijos
Camila - Leitora Compulsiva
Hérida, sua resenha é perfeita descreveu tudo q senti ao ler esse livro, tb sofri quando chegaram as ultimas paginas, a unica coisa q me alivia é a certeza vou le-lo novamente assim a o 2º sair, e assim tb vou ler 2 primeiros de novo quando sair o 3º, pois esse romance. E´pra ser lido varias vezes.
ResponderExcluirHAHAHA... realmente, parece ser uma estória bem normal!
ResponderExcluirMas já que você diz, merece sim uma conferida!rsrs
Beijinhos!
Mariana Sampaio
Blig Tijolinhos de Papel
Amei esse livro, já virou um dos meus livros de cabeceira. A narrativa é muito boa e bem contada. Só fiquei frustrada pq acabou de uma hora para outra, quando que será lançado o proximo? Alguém pode me dizer? Quantos livros fazem parte da série? Super recomendo esse livro.
ResponderExcluirBeijos...
@adriana_kiki
Adoro livros que tenham bruxas,fadas, tema sobrenatural em geral e sua resenha esta maravilhosa adorei e com certeza vou gostar de ter o livro.
ResponderExcluirBeijos
Claudia
Brilho das Estrelas
Confesso que o tema sobrenatural e fantasia são os meus favoritos; se tiver bruxas então pode ter certeza que entrara na minha lista. Conheci esse livro por uma indicação de jornal e logo procurei informações sobre a historia que por sinal logo me deixou curiosa. Tbm soube que o final deixa todos "malucos" e loucos pela continuação; espero tbm ficar assim e logo poder ler essa historia ;p
ResponderExcluirPRECISO DESSE LIVRO!!! Desde que vi o Book trailer ele entrou na minha wish list, e agora lendo sua resenha ele torna-se OBRIGATÓRIO em minha estante!!!
ResponderExcluirbjos