O que é pior: viver quando a vida é insuportável, ou morrer cedo demais, quando ainda arde a chama do coração?
O que é melhor: morrer e escapar das ameaças de sofrimento dos deuses e dos homens, ou viver para assistir à beleza de outro amanhecer?
Quem tem o direito de fazer essa escolha por outra pessoa?
Ninguém.
O mundo se abriu aos pés de Breaca e não forneceu resposta…
Pag. 280
Boudica – A Portadora da Vitória – se tornou a líder e o alicerce de um povo contra o Império Romano. Seus cabelos vermelhos são o seu estandarte, é respeitada pelas tribos…temida e odiada pelo inimigo. Conheça Touro, segundo volume da série Boudica escrita pela autora Manda Scott.
~~~*~~~
Pode conter spoiler para quem não leu o primeiro livro da série
A primeira batalha contra a invasão romana durou dois dias. Breaca liderou um ataque que esmagou as fileiras romanas e libertou Caradoc que estava cercado. Foi então que ela conquistou o nome pelo qual a conhecemos: Boudica, a Portadora da vitória. As tribos teriam combatido sem descanso, até que todos morressem ou saíssem vitoriosos. Mas os deuses julgaram de outra maneira. Uma legião completa surgiu pelo rio e não houve como impor resistência. As tribos perderam sua primeira batalha, mas a guerra ainda não chegara ao fim…
Bán, irmão de Breaca, observava a luta à distância. Foi nesse fatídico dia que seu mundo ruiu, ele descobriu que sua família estava viva. Mas era tarde demais para arrependimentos. Bán, o menino iceni não existia mais, agora só restava Julius Valerius - oficial da cavalaria romana. Breaca desconhecia a verdade e continuava a acreditar que seu irmão estava morto.
Quatro anos haviam se passado e a determinação de Roma em conquistar a Britânia continuava inflamada. Julius Valérius usou todo seu conhecimento sobre os costumes das tribos para auxiliar as investidas do Império Romano. Enquanto enfrentava os fantasmas de seus antepassados e lutava contra o desequilíbrio emocional, ele se afastava cada vez mais dos valores que um dia lhe foram caros…integridade e indulgencia. Estava dominado pelo rancor. Com sua crueldade, Valérius conquistou o ódio e o temor das tribos.
Breaca e Caradoc se tornaram companheiros e dessa união nasceu Cunomar, uma criança que carregava nos ombros o peso da importância de seus pais para as tribos. Ele invejava sua meia-irmã Cygfa que já empunhava uma espada, e sonhava em se tornar um guerreiro valoroso. Com seu egoísmo infantil, Cunomar desejava que a guerra não acabasse antes que pudesse lutar e matar seus inimigos. Mas seu desejo de estar frente a frente com os romanos, não tardaria a se realizar.
Os bárbaros planejaram uma emboscada contra o exército de ocupação e, finalmente, Cunomar assistiria à batalha ao lado do guerreiro Dubornos. Se os deuses permitissem, ele entraria na batalha como menino e sairia como homem. Mas esse não foi seu destino. A sombra da derrota e da traição mais uma vez caiu sobre eles e, Cunomar, Dubornos, sua irmã Cygfa, seu pai Caradoc e a guerreira Cwmfen foram capturados como reféns por Valérius.
Levados para Roma, provavelmente seriam subjugados, mas jamais humilhados. Caradoc mostrará aos romanos o significado do amor pela família, do orgulho e da honra de um povo que jamais se dobrará à vontade de um Imperador. Valerius enfrentará seus demônios e percorrerá caminhos traiçoeiros. Através de sua fidelidade cega ao imperador, ele acabará indo de encontro ao que mais o atormenta. Ele descobrirá que não há como fugir dos fantasmas do passado.
~~~*~~~
Sonhos: esta é a palavra de ordem e que move essa série de ficção histórica. Além de “Boudica” apresentar fatos fundamentados na história, a fantasia revela-se através de visões e profecias. Manda Scott escreve de forma envolvente e, mesmo com o componente fantástico, eu entrei na vida dos personagens como se tudo fosse possível e real. Bem…estou encantada com a série.
Enquanto o primeiro livro é mais introdutório, abordando o crescimento e os acontecimentos que moldaram o caráter de Breaca; "Touro" mostra o conflito de duas culturas, a brutalidade para impor obediência, a bravura das tribos no combate e na defesa de sua independência. Aqui, as mulheres são guerreiras, líderes e participam ativamente da guerra. São reverenciadas e respeitada como iguais no campo de batalha. É maravilhoso vê-las empunhar a espada, enquanto a descrença está estampada no rosto dos romanos.
“Touro” é o livro de Bán, sua perspectiva predomina. O garoto que sonhava em ser guerreiro, mas que a vida lhe reservou um destino cruel. Em “Águia”, aprendemos a amá-lo, respeitar sua força e determinação. Porém, nesse segundo livro, Bán não é mais o mesmo. Seu coração foi destruído, sua ligação com seu povo partida e sua mente está obcecada por vingança. Sofri horrores por causa de Bán! Por acreditar que foi traído, ele renega todo seu passado e se transforma em Valérius. Durante todo o livro cultivei a esperança dele acordar e enxergar a verdade, de Bán se reconciliar com os deuses e seus próprios fantasmas. Por outro lado, devo reconhecer que foi esse desencontro de Bán com suas raízes que tornou o livro tão emocionante. Sim, é aflitivo e angustiante, mas também muito empolgante.
A hostilidade declarada nos faz pensar…quem realmente é o bárbaro? As tribos celtas que lutam pela honra e direito à liberdade, ou os romanos que oprimem pelo simples prazer da conquista e dominação?
“Touro” é uma história de coragem, traição e desilusão; de videntes e guerreiros, onde as vitórias são ungidas com sangue e a morte a única esperança contra a escravidão...
Scott, Manda. Touro. Record, 2011. 488p. (Boudica, Vol. 2)
Scott, Manda. Touro. Record, 2011. 488p. (Boudica, Vol. 2)
UAU, to querendo muito esse livro, já que tenho o primeiro livro e to ansiosa para ler.
ResponderExcluirPena que o livro é um absurdo de caro, preciso pegar uma promoção, ai aproveito e compro logo o 3° também!
Espero a resenha do próximo aqui no blog, com certeza vc vai ler, ai sim, terei noção de quanto essa série vai me custar, kkk
Amei sua resenha Hérida, como sempre, vc passa emoção nas suas palavras.
ei Hérida,
ResponderExcluirparece ser um livro muito bom, mas forte.
Ainda pretendo ler prque suas resenhas me convencem, kkk.
beijos.
Ei Hérida,
ResponderExcluirDuvida mortal se começo ou não esta série, o tamanho do livro e a parte introdutória do primeiro me desanimam, mas suas resenhas me deixam tãooo curiosa rsrs.
bjo
Nanda
Mais uma série que não conhecia. Está ficando caro visitar os blogs, sempre aumentam minha lista de compras.
ResponderExcluirGostei muito da resenha e da história do livro. Adoro essas histórias com personagens fortes e que entram nas batalhas. Espero poder ler um dia.
Beijos
Conjunto da Obra
Oi Hérida!
ResponderExcluirAinda não li o 1º livro, acho que a história não me atraiu muito... Mas pode ser só impressão minha ^^
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Olá!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Já estou seguindo =D
Aguardo sua visita ao meu..
http://andersonmenger.blogspot.com/
Abraços,
Anderson Menger
Ei Hérida,
ResponderExcluirDuvida mortal se começo ou não esta série, o tamanho do livro e a parte introdutória do primeiro me desanimam, mas suas resenhas me deixam tãooo curiosa rsrs.
bjo
Nanda
Oi Hérida!
ResponderExcluirEu adoro romances históricos. Estou muito curiosa com essa série. Parece ser ótima.
BJs
amei essa série, muito boa....
ResponderExcluirEu quero muito esse livro!
ResponderExcluirQuero muito ler essa série. Sua resenha está perfeita, Hérida.
ResponderExcluirBjs
Gostei bastante da capa e pela sua resenha parece ser bacana, só não sei se leria agora. Minhas lista está gigante e o tempo para ler os livros dela está quase inexistente.
ResponderExcluirbeijos!
CARACA!!!!!
ResponderExcluirCom uma resenha tão empolgada como essa é impossível resistir!!!
Apenas lendo sua resenha, fui capaz de imaginar as batalhas e todo o sofrimento da Bán.
Parabéns!!!
Adorei!!!
Bjs
Essa série deve ser muito legal mesmo, Hérida!
ResponderExcluirBoa questão essa do final: Muitas vezes imaginei os Romanos como os veradeiros barbaros de inumeros ataques e guerras que aconteceram. Pois os povos nórdicos, apesar de sua cultura com valores tão diferente, lutavam baseado em seus ideias.
Adorei a da resenha! Li mesmo não lendo o primeiro livro, o que me deixou mais curiosa! =)
bjuss
Oi Hérida =)
ResponderExcluirTô doida para ler esta série, amo romances históricos bem fundamentados.
Bjs
Alê
To adorando o blog. e to querendo muito ler esse livro amei a resenha ,parabéns ,bjss.
ResponderExcluirAcabei de conhecer seu blog. É lindo!!
ResponderExcluirQuanto ao livro, nunca li épicos históricos, mas morro de vontade. Adorei a resenha e vou colocá-lo na lista de desejos.
Bjs
Adorei a resenha,a série parece ser mto interessante!
ResponderExcluirBjinhus
Adoro livros que tratam de acontecimentos em epocas mais antigas... :) livro interessante. bjuss
ResponderExcluirEssa série parece muito interessante! Tenho muita vontade de ler =D
ResponderExcluirVixi! Se tem spoiler então nem vou ler!rsrs
ResponderExcluirMas a capa é linda, hein???
Beijinhooos!
Mariana Sampaio
Blog Tijolinhos de Papel