target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

quarta-feira, 9 de abril de 2025

"MATÉRIA ESCURA" (Blake Crouch)

˜˜˜*˜˜˜ 
"Não há avisos quando tudo está prestes a mudar, a ser tomado de você. Nenhum alerta de proximidade, nenhuma placa indicando a beira do precipício. E talvez seja isso o que torna a tragédia tão trágica. Não é apenas o que acontece, mas como acontece: um soco que vem do nada, quando você menos espera. Não dá tempo de se esquivar ou se proteger." p.09
˜˜˜*˜˜˜
Sinopse: Jason Dessen caminha pelas ruas geladas de Chicago em uma noite fria, ansioso por uma noite tranquila ao lado de sua esposa, Daniela, e seu filho, Charlie, em frente à lareira. Mas tudo isso muda quando sua realidade se desfaz. "Você está feliz com a sua vida?" Essas são as últimas palavras que Jason ouve antes de ser derrubado inconsciente por um homem mascarado. Ele acorda amarrado a uma maca, cercado por estranhos em trajes de proteção. No mundo em que ele desperta, nada é como ele conhecia. A esposa que ele reconhece não é a mesma. O filho que ele ama nunca nasceu. E ele, que sempre foi um simples professor de física, não é mais esse homem, mas um gênio famoso que conquistou algo extraordinário. Algo impossível. Será que este mundo é real, ou o outro era o sonho? Mesmo que a casa de que ele se lembra pareça genuína, como Jason pode voltar para a família que ama? A resposta está em uma jornada surpreendente e aterradora, mais desafiadora do que ele jamais imaginou. Uma jornada que o forçará a enfrentar os lados mais sombrios de si mesmo, enquanto luta contra um inimigo aterrorizante e aparentemente imbatível. 
 ˜˜˜*˜˜˜ 
 Matéria Escura, de Blake Crouch, é um livro de ficção científica que captura o leitor desde o início, o tipo de história que permanece nos cantos da mente, provocando questionamentos para os quais talvez nunca tenhamos respostas. São essas perguntas que nos mantêm grudados às páginas, na esperança de encontrar algo que sacie nossa curiosidade. Claro, eu sabia que tudo não passava de uma extrapolação criativa do autor e, embora a trama seja baseada em conceitos reais da física quântica, não há nenhuma confirmação científica na vida real. Tudo não passa de ficção, mas, durante a leitura, o "e se?" simplesmente não me abandonava. 
Em Matéria Escura, a narrativa se constrói em torno da ideia de que a realidade não é única e imutável, mas sim que múltiplos mundos ou versões de nós mesmos podem existir, dependendo das escolhas que fazemos. Sempre que uma decisão é tomada, o universo "se ramifica", criando realidades paralelas. Ou seja, ao escolher um caminho, sua realidade se desdobra a partir daquele ponto, enquanto, em outro universo, uma decisão diferente é tomada, seguindo por uma direção alternativa. No entanto, você só experimenta uma dessas realidades, sem consciência das outras. 
A partir daí, em cada uma dessas realidades, novas escolhas são feitas, gerando mais desdobramentos. Dessa forma, os universos paralelos e suas ramificações se tornam infinitos, dando vida ao conceito de multiverso. 
Sim, é perturbador imaginar que cada escolha que fazemos pode gerar uma realidade alternativa, onde um "eu" completamente diferente vive uma vida distinta da nossa. Ao mesmo tempo, é fascinante. O livro tem o ritmo acelerado de um thriller, com ação constante que mantém o leitor preso à medida que a história avança. Sempre que eu achava que entendia para onde a trama estava me levando, algo inesperado acontecia, mantendo a tensão. No entanto, apesar dos conceitos intrigantes explorados em Matéria Escura, esse ritmo frenético me deixou com a sensação de que faltou um pouco de profundidade em algum aspecto da narrativa. 
Confesso que a escrita do livro é um tanto simples, com diálogos rápidos, parágrafos curtos e descrições diretas. Tudo acontece de forma tão acelerada que tive a sensação de passar pela história de Jason sem conseguir mergulhar profundamente nela. 
A Apple TV+ adaptou Matéria Escura para a televisão, e posso dizer que a série é bastante fiel ao livro. No entanto, devo admitir que as mudanças feitas na adaptação deixaram o enredo mais coeso e completo. Normalmente, não sou fã de alterações em adaptações, mas nesse caso, elas preencheram pequenas lacunas que existiam na história original. 
Para os fãs de ficção científica, Matéria Escura é uma ótima pedida. E isso me leva a uma pergunta que fica ecoando: você se arrepende de alguma escolha ou decisão que impactou sua vida? Se existisse a possibilidade de acessar uma realidade onde um caminho diferente foi escolhido e sua vida fosse outra, o que você faria?
LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL