Vivendo em uma sociedade onde os vampiros andam vigilantes e são implacavelmente perseguidos, duas garotas lutam para se manterem juntas. Uma delas foi agraciada com a mais pura magia e um dom maravilhoso, mas que pode levá-la à ruína. A outra foi beijada pelas sombras, e tem somente um propósito na vida...proteger a amiga a qualquer custo.
No mundo de Richelle Mead os vampiros são divididos em castas, onde cada membro possui uma função, uma posição e um papel definido dentro da sociedade. Os Moroi são mortais, podem ser acometidos por doenças, dominam a magia elementar da terra, ar, fogo e água, e respeitam a vida. Já os Strigois são imortais, os mortos-vivos, assassinos de Morois, e que possuem uma força física sobrenatural. E há também os Dampiros, híbridos, mestiços de Moroi e humanos, ou Moroi e Dampiros, que que se alimentam como os humanos, são dotados de grande força física, mas que vivem às sombras dos Moroi.
Os Strigois se corromperam, escolheram seguir o lado da escuridão, e precisam do sangue dos Moroi para manterem sua imortalidade. Morois, Dampiros e humanos podem se tornar Strigois, e após a transformação se tornam maus e violentos. Por essa razão os Moroi precisam de proteção constante.
O Beijo das sombras é um livro delicioso, cheio de mistérios que desafia o leitor, intrigas, traições, amizades, lealdade, preconceito e romance. A narrativa é viciante, e fiquei colada nas páginas do livro.
****
“__ Você foi beijada pelas sombras! Você tem que tomar conta dela!...Tire-a daqui. Salve-a de si mesma!”Há dois anos elas fugiram da academia São Vladimir, aquele lugar se tornou perigoso para a princesa Moroi Lissa Dragomir. Elas conseguiram fugir e se esconder entre os humanos, mas não sabem até quando isso será possível.
Rose Hathaway é a melhor amiga e guardiã de Lissa, é uma Dampira e sua missão é protegê-la com a própria vida. Não deixaria que nada lhe acontecesse. Rose e lissa estão intimamente ligadas, unidas por um laço estreito e impossível de ser quebrado. Estão conectadas de corpo e alma.
Mas o que elas temiam finalmente aconteceu. Foram localizadas e capturadas pelos guardiões da escola. Seriam levadas para São Vladimir.
De volta ao mundo dos Moroi, o atrevimento de Rose não ficaria impune. Deveria compensar o seu atraso escolar e no treinamento de guardiões com aulas extras em seus horários livres. Seu treinador seria Dimitri, um russo considerado o melhor guardião da academia e visto como um deus pelos aprendizes.
Mas o treinamento exaustivo não seria o pior castigo para Rose. Sua melhor amiga estava sofrendo, e sua sanidade estava por um fio. Lissa passou a ser atormentada e perseguida socialmente, se tornou alvo de intrigas e fofocas. Mas isso foi só o começo, os ataques que as fizeram fugir estavam acontecendo novamente. Rose não pode deixar que nada atinja Lissa, o bem-estar dela vem em primeiro lugar.
Porém com a proximidade e os frequentes encontros, Rose começa a se sentir atraída por Dimitri. Mas esse é o pior momento para distrações, eles não podem pensar em mais nada além de Lissa. Rose não consegue evitar, e Dimitri não sai de seus pensamentos, afinal, ele é o homem mais interessante e bonito que já conheceu.
Mas o mal está à espreita e mais próximo do que eles imaginam. Mesmo com todos os cuidados a vida de Lissa e o futuro dos Moroi estão em jogo.
Agora, tudo depende de Dimitri e Rose, eles devem lutar contra a cobiça e a obsessão de um homem astuto e sem escrúpulos.
As sombras da maldade não podem prevalecer.
****
O Beijo das Sombras de Richelle Mead é o primeiro livro da aclamada série Vampire Academy.Esqueça os garotos de 17 anos, imaturos e com a cara cheia de espinhas. Dimitri é um caso à parte.
Ele é 7 anos mais velho que Rose, é um homem e tem que lutar constantemente contra o desejo de possuir uma adolescente. Transmite um ar sombrio, sério e responsável, de uma moral inabalável, mas mesmo parecendo impenetrável ele consegue arrancar suspiros até de uma porta. Ele não é um personagem fofo, ele é intenso, quente e sedutor. TDBão².
Rose me irritou um pouco no começo, ela é teimosa demais, orgulhosa e se acha a única com capacidade de proteger Lissa. Totalmente fora da realidade. Mas com o desenrolar da história ela se mostra mais madura, decidida e com uma força de vontade extraordinária. Mas ela não deixa de ser rebelde, é uma adolescente que transgride as regras, desinibida, tem a libido à flor da pele, adora garotos e se joga mesmo. Adorei esse lado atrevido de Rose, ela rouba todas as cenas.
Já Lissa é a típica garota ingênua, doce, delicada, extremamente vulnerável e que não consegue lidar com seu dom. Mas ela também acaba se tornando mais centrada e menos "menininha".
Preciso confessar que achei a relação de Rose e Lissa meio estranha...intensa demais. Cheia de sentimentos possessivos, ciúmes, muita intimidade e um certo erotismo. Mas depois me acostumei e a minha cisma diminuiu um pouco. Porém, a minha imaginação foi longe...
A sociedade dos Moroi é muito bem construída, com sua próprias leis, governantes e famílias líderes. Achei interessante a introdução da religião no mundo dos vampiros, eles tem sua igreja, seu próprio Santo, ensinamentos de boa conduta e moral. Diferente de tudo que eu já li.
Como os Dampiros não são puros, eles não possuem muitas opções dentro dessa sociedade, ou ocupam um lugar de destaque como guardiões dos Moroi, pois são mais fortes que os humanos e que os próprios Morois, ou se tornam prostitutas de sangue.
Os Moroi desprezam os Dampiros, eles são mestiços, uma raça inferior e são tratados como simples guarda-costas. Eu fiquei irritada com a dedicação e fidelidade dos Dampiros aos Morois. Ah por favor! Eles não merecem.
Se você também é viciado em vampiros, e quer conhecer uma história diferente, com uma estrutura social organizada, cheia de mistério, suspense e ação....Leia O Beijo das Sombras. Eu tenho certeza que você vai amar.
Uma das melhores séries que já li, com certeza.
ResponderExcluirAmei sua resenha e amo essa saga e o Dimitri é mesmo TDBão²
ResponderExcluirBeijos
Oi, Herida!!!
ResponderExcluirJá esse primeiro livro e sou fã de VA!!!
Eu gosto da Rose... é uma das personagens mais interessantes que eu conheço e Dimitri tb (aiai)
Enfim, é uma série muito legal!!! Amo vampiro XD
Hérida, amei a resenha.
ResponderExcluirEstava super curiosa para ler esse livro e agora fiquei mais ainda.
Nem sei se cheguei a ler resenhas dele em outros blos, rsrs, não me lembro.
Aff, estava correndo de séries ams voou ter que comprar, vou ter. =/
Vou a falência.
Ahhh essa saga é tudo...
ResponderExcluirAinda bem que mexeram na capa do livro 1... E no 3 q as coisas melhoram...rs
Amei a resenha =)
Aaaiiiii eu AMO VA *-*
ResponderExcluirsou fã de VA há bastante tempo.Uma das melhores séries lançadas ultimamente e que fica melhor a cada livro.E o dimitri é tudo mesmo.
ResponderExcluirEi Hérida,
ResponderExcluirResenha perfeito. Dimka realmente balança até uma porta adorei hauhauhau
A ligação entre Lissa e Rose e a intensidade dela fica melhor explicada nos próximos livros :)
Melhor série de vampiros, pena que demora tanto a lançar aqui.
bjoo
Uau Hérida!
ResponderExcluirCaprichou nas qualidades do moço!
KKKK
AMEI A RESENHA SOU DOIDA PRA LER ESSA SAGA!
oi Herida!!!
ResponderExcluirComecei a ler este livro uma vez e não me pergunte por quê acabei desistindo, coisa que nunca faço, talvez não era o momento certo. Mas depois de ler sua resenha tenho certeza que ele irá novamente vir para as minas mãos e desta vez irei até o final.
bjs
Correndo pra lhe desejar um ótimo dia do amigo antes que eles termine :):)
ResponderExcluirbjssss
Hérida,
ResponderExcluirEstou doidinha por essa série.
Adorei a resenha.
Bjs
Luka.
Adorei a resenha e dividir os vampiros por casta deve dar um ar bem surpreendente a historia
ResponderExcluirBjos
nossa arranca suspiros até de uma porta ... esse é bom mesmo, aí eu estava tentando ignorar essa série ... mas também adoro um vampiro e fiquei curiosa com o lance das castas.
ResponderExcluirótima resenha!!!
Bjuss
Noossa que História de prender total a atnção nas paginas do livro muiito boom!!!bjoss
ResponderExcluirse quizer visitar meu cantinho!
http://milaadora.blogspot.com/2010/07/para-todos-que-amam-meu-cantinho.html
Uau, essa série realmente parece ser muito boa hein?!?!?
ResponderExcluirAdorei a resenha e fiquei curiosa pra entender a relação entre Rose e Lissa..hahah
Mas eu quero mesmo é conhecer esse Dimitri que todos falam..hahah
Ele parece ser um TDB mesmo!
Adorei a resenha!
Eu também amei esse livro. E Dimitri humm... perfeito!
ResponderExcluirBeijão!
Cel.
Sou muuuito viciada nessa série...
ResponderExcluirVale à pena, concerteza, ler esse livro :)
Não estava pensando em ler esta série, mas sua resenha ficou muito boa e me fez mudar de ideia :):)
ResponderExcluirComo uma boa viciada em histórias de vampiros, tive o prazer de ler esse livro! rs... Mas concordo com você que a relação das duas é bem estranha! Já estou com o segundo livro, mas ainda não arrumei tempo para ler! rs...
ResponderExcluirBeijos
Camila
Hérida,estou montando uma Minibiblioteca comunitária na minha casa em uma comunidade carente e necessito muito de ajuda pois sou pobre e sózinha é difícil,já tenho uns mil livros,mas ainda faltam mais livros,estantes,mesasa e principalmente material de construção.Gostaria muito de pedir a sau doação,obrigado.
ResponderExcluirAmiga querida, eu amo esse série. Amo Dimitri e Rose. Já chorei por eles. Juro!
ResponderExcluirNo início também estranhei a relação de Rose e Lissa, mas depois me acostumei. Lissa amadurece mais nos outros livros, mas continua a ser chata.
Ótima resenha!
VA eh a melhor coleção que ja li na minha vida e olha q ja li varias
ResponderExcluirestou a espera q o sexto e ultio livro da serie saia
REsenha pefeita!!
Pra mim, os melhores livros de vampiros atualmente são os da saga de VA, Richelle criou um mundo tão impressionante e com uma narração ótima, a Rose é uma das minhas personagens preferidas de todos os livros que eu já li *--*
ResponderExcluirTanto que eu li todos os livros de VA em uma semana *--*
Em relação a Rose ser teimosa no começo eu concordo, mas ela acha isso por causa do laço, passa a entender isso melhor a partir de Shadow Kiss (Tocada pelas Sombras)
E Parabéns pela resenha ;)