“Temos de ver todas as cicatrizes como algo belo. Combinado? Este vai ser o nosso segredo. Porque, acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa: ‘Eu sobrevivi."
Pequena Abelha do autor Chris Cleave é um livro que demonstra uma realidade crua e que leva o leitor a reflexões.
Mesmo sendo um livro cheio de dramas e sofrimento, essa é uma história que vale a pena ser lida. Um livro difícil de resenhar, pois o menor spoiler estragaria toda a surpresa da trama.
Sem saber o que esperar, o leitor é assolado pela curiosidade e ansiedade de desvendar o mistério que envolve duas mulheres.
~~~*~~~
Apesar de jovem, Pequena Abelha é uma garota nigeriana vivida e sofrida. Presa em um centro de detenção britânico para refugiados, seu futuro é inserto, mas as adversidades não diminuem sua força.
Há dois anos sua vida foi enredada à de outra mulher. Em uma praia da Nigéria, Pequena Abelha e Sarah O'Rourke, editora de uma revista britânica; se deparam em um momento decisivo. Sarah é desafiada a fazer uma difícil escolha.
Sarah tem uma vida perfeita, tem um ótimo emprego, é casada e possui um filho adorável. Mas algo terrível acontece e sua vida se transforma.
Agora, o destino decidiu uni-las novamente. Juntas, Pequena Abelha e Sarah, caminharão rumo a superação.
~~~*~~~
A escrita de Chris Cleave é fluída e envolve o leitor de maneira impressionante, mas carrega um certo peso pela complexidade do que aborda. Durante a leitura conseguimos sentir a dor dos personagens e tudo parece tão real que nos esquecemos que estamos lendo uma obra de ficção.
Narrado em primeira pessoa, Pequena Abelha e Sarah nos apresentam os fatos que marcaram e uniram suas vidas.
É uma história que surpreende pela delicadeza, que transmite compaixão e comove. Confesso que não sou fã de histórias nesse estilo, mas também não posso negar que o livro mexeu comigo. Me fez pensar que meus problemas não são tão graves assim, que talvez eu reclame demais e que no final das contas...minha vida é "quase" perfeita.
O livro mostra o contraste entre a vida dessas mulheres. Pequena Abelha possui uma vida desafortunada comparada à de Sarah, que tem uma vida farta em conforto, um bom trabalho, etc.
Os personagens, Sara e Pequena Abelha, transmitem força e coragem. Exemplos de superação. "Pequena Abelha" é daqueles livros que não devem ser julgados pela capa. Ele realmente te surpreenderá.
Clave, Chris. Pequena Abelha. Intrínseca, 2010. 270 p.
eu gostei do livro, mas é muito triste para meu gosto.
ResponderExcluirprocuro sempre evitar leituras assim. =/
beijos.
Cada resenha que leio desse livro me deixa mais curiosa - parece lindo demais!!!
ResponderExcluirEssa resenha eu naum vou ler... quero q td seja surpresa qdo eu pegar esse livro para ler, mas tenho certeza q a resenha está ótima!!!
ResponderExcluirhttp://conversandocomdragoes.blogspot.com/
Gostei da sua resenha. Esse livro já está na lista para eu comprar :)
ResponderExcluirBeijinhos
Ei Hérida,
ResponderExcluirTodo mundo fala tanto deste livro mas ele não me atraiu ainda, sei lá, acho que só não faz o meu estilo mesmo rs. Mas quem sabe um dia leio :P
bjoo
Hérida, eu amei esse livro. Guardo com muito carinho :-)
ResponderExcluirAdorei sua resenha. Perfeita !
Bjs
apsar de todo mundo falar maravilhas sobre esse livro, não tenho a menor vontade de lê-lo. nada, nem capa, nem título, nem sinopse me chama atenção, e infelizmente isso é tudo pra que eu comece a ler um livro =/
ResponderExcluirbeijinhoos
Nossa, eu quero muito ler esse livro! Todo mundo fala tão bem dele!
ResponderExcluirBeijos!
Este livro é muito bom, gostei bastante do humor do narrador. Fiz resenha dele também. Beijos
ResponderExcluirlereomelhorlazer.blogspot.com/
O Natal chegou. Com ele nossas esperanças, nossos novos sonhos. Que nossas esperanças estejam sempre vivas, e que nossos sonhos tornem-se realidade. E que neste Natal o amor, a fé e a esperança estejam presentes em cada um de nós, que a cada novo dia do ano que está para começar estejamos iluminados. Feliz Natal, para você e a todos os seus familiares.
ResponderExcluirBeijos no coração.
Miss Simpatia.
Essa será minha próxima leitura. Devo receber meu exemplar essa semana (presente de uma amiga). Já li o primeiro capitulo disponivel na net, e fiquei bastante interessada!
ResponderExcluir; )
Oi Hérida!
ResponderExcluirEsse livro é muito bom, apesar de triste demais!! Me surpreendi com ele!!
Beijos
Camila
Estou repensando em comprar esse livro...
ResponderExcluirEu leio de quase td, e esse está começando a me chamar a atenção de tantos elogios ao livro...
Acho q deve valer a pena! =)
bjuss
quero MUITO ler esse livro *-*
ResponderExcluirLi o primeiro capitulo desse livro, gostei muito apesar da história ser triste!
ResponderExcluirE fiquei super curiosa pra ler o resto, saber o que acontece com essas mulheres!
Ótima resenha!
BjoS
Livro excelente. Surpreende pela sensibilidade e delicadeza da narrativa. Mesmo nos momentos mais tensos da história, Cleave consegue imprimir uma certa poesia nas entrelinhas. Nos chama o tempo inteiro á reflexão acerca de nossas próprias vidas e a forma problematizada como costumamos ver o mundo.
ResponderExcluirMaurício Brasil.