target="_blank">Some alt text
Leitura Recomendada
target="_blank">Some alt text
Lançamentos e Eventos
target="_blank">some alt text
Conheça o Autor
target="_blank">Some alt text
Livros Importados
target="_blank">Some alt text
Digno de Nota

segunda-feira, 28 de abril de 2014

“O CANTO DAS SEREIAS” (Val McDermid)

A gente sempre se lembra da primeira vez. Não é o que dizem sobre sexo? Talvez isso seja mais verdadeiro quando se trata de um assassinato. Nunca me esquecerei de nenhum momento delicioso desse drama estranho e invulgar. Muito embora hoje, com o benefício da experiência e da visão retrospectiva, considero aquela uma performance amadora, ainda consigo me empolgar, por mais que não alcance a satisfação.
p. 13
~~~*~~~
A cidade de Bradfield se tornou o palco de um sádico. Corpos brutalmente torturados e assassinados foram encontrados em áreas frequentadas por homossexuais. Apesar de três assassinatos já terem sido praticados, a polícia local reluta em conectá-los. Até o momento estão sendo tratados como casos isolados, mas o chefe de polícia assistente John Brandon acredita estar diante de um assassino em série.

Decidido a levar essa linha de investigação adiante, Brandon convoca o psicólogo forense Tony Hill para auxiliar a investigação. A detetive Carol Jordan é encarregada de fazer a ponte entre Tony e a investigação policial. Agora, além de ter que lidar com o descrédito de seus colegas de trabalho e provar que é capaz de pegar esse assassino, Carol terá que estar de mente aberta para o novo tipo de abordagem que Tony Hill lhe apresentará. Uma nova perspectiva dos assassinatos pode fazer toda a diferença na caçada ao serial killer, também conhecido como Assassino de Bonecas.

Tony Hill tem a missão de desvendar os meandros dessa mente criminosa e traçar um perfil que traga alguma pista de sua identidade. Mas será ele capaz de mergulhar em uma personalidade doentia e manter-se são? Mesmo sendo um profissional experiente, a crueldade e requinte dos assassinatos é diferente de tudo que já viu.

Além disso, Tony precisa enfrentar fantasmas do passado e lutar contra seus próprios demônios. Os segredos que escondeu por tanto tempo o atormentam, mas enfrentá-los pode torná-lo vulneral perante a morbidez e perspicácia desse assassino impiedoso.
~~~*~~~
O Canto das Sereias – primeiro volume da série policial Tony Hill & Carol Jordan da escocesa Val McDermid – é um thriller sensacional. Desde que assisti a adaptação britânica da série para a TV chamada Wire in the Blood – no Brasil recebeu o título de Rastros da Maldade – fiquei louca para conhecer os livros de McDermid. Minhas expectativas eram enormes, e confesso que tive receio de não atingi-las. Entretanto, O Canto das Sereias é incrível, daqueles livros que mesmo desconfiando da identidade do criminoso, a dúvida permanece até o momento da revelação.

Desde o início eu desconfiei de quem seria o Serial Killer da história, porém a certeza me escapava a cada nova pista ou revelação do perfil psicológico traçado por Tony Hill. Aliás, achei genial a forma como foi traçada a personalidade de Tony – um psicólogo forense capaz de entrar na mente de um psicopata e entender suas motivações, mas que em segredo também possui transtornos. Tony sonda a própria consciência, mas falha ao tentar se autoavaliar. 

Diferente do último livro que li – Segunda Sombria – cujo enredo utiliza um psicoterapeuta para chegar ao assassino, mas de uma maneira isolada das ações da polícia; O Canto das Sereias interliga vários ramos investigativos e traça uma linha mais completa na busca do criminoso. Aqui, encontramos os laudos periciais, inquirição de possíveis testemunhas, pesquisas de campo, busca de informações em bancos de dados e etc, mas a cereja do bolo é o perfil psicológico que Tony Hill tem a função de traçar. 

A escrita de McDermid é extremamente envolvente, a trama é repleta de cenas impactantes e a investigação segue uma linha que me deixou colada ao livro do início ao fim. O texto intercala períodos narrados em terceira pessoa, onde acompanhamos – na maior parte do tempo – os passos de Carol Jordan e Tony Hill, mas a autora também fornece informações através de alguns personagens secundários. Mas os capítulos mais empolgantes são os que transcrevem as ações do serial killer. Gente… é de arrepiar, com requintes de crueldade. As descrições nos transportam para dentro da cena, sob o olhar do psicopata.

Mesmo com alguns elementos clichês, comuns em romances policiais, o livro se tornou um de meus preferidos. Apesar de ter todos os livros publicados de Val McDermid, O Canto das Sereias foi minha estreia com a autora. Agora eu me pergunto… porque não li nenhum livro dela antes? Leiam sem medo de errar, pois O Canto das Sereias é genial!


LENDO NAS ENTRELINHAS Copyright © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL